CNH Digital PA

CNH Digital

Você já ouviu falar da CNH Digital PA? Esta é mais nova ferramenta do Departamento de Trânsito do Estado do Pará que, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), busca facilitar a vida do cidadão com uma nova versão da tradicional carteira de habilitação.

Trazendo mobilidade e praticidade ao dia-a-dia do condutor, a CNH Digital PA atua como uma opção que vem para substituir, de forma opcional, a versão impressa do documento.

O diferencial da habilitação eletrônica é que ela pode ser utilizada diretamente pelo celular, sem precisar de conexão com a internet.

A nova ferramenta foi desenvolvida dentro do plano de melhorias tecnológicas do Denatran, que tem como objetivo trazer mais praticidade à vida dos motoristas, oferecendo serviços e opções fáceis de atendimento para evitar processos burocráticos que demandam muito tempo e, às vezes, dinheiro.

Com isso, a CNH Digital PA é uma opção para aqueles que prezam pela facilidade e rapidez no dia-a-dia. O documento, por sua vez, é gratuito e está disponível para todos os condutores do Estado do Pará.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o que essa ferramenta tem a te oferecer? Bom, então continue lendo este artigo e fique por dentro de tudo a respeito da CNH Digital PA.

CNH Digital PA


CNH Digital Detran PA

O Departamento de Trânsito é o órgão responsável pela coordenação de assuntos relacionados ao tráfego em cada Estado específico. Dessa forma, é ele que deve emitir e processar as solicitações da CNH Digital PA.

Com a ajuda do Denatran, os Detrans locais oferecem serviços diferenciados e pensados, exclusivamente, para o cidadão.

A CNH Digital PA é um exemplo disso, afinal, o documento eletrônico oferece comodidade e mobilidade ao cidadão, que tem acesso diretamente do celular à sua CNH DigitalCNH Digital, de forma rápida e descomplicada.


CNH Digital PA Denatran

O Denatran, órgão nacional de trânsito, por sua vez, atua como um regulamentador em grande escala das questões relacionadas ao trânsito.

Assim, é ele quem auxilia os Detrans locais com a implantação e o desenvolvimento de serviços e ferramentas especializadas para o condutor.

Através do Portal de Serviços do Denatran o usuário consegue solicitar a CNH Digital PA e acompanhar o passo a passo para a obtenção de tal documento.


CNH Digital PA como funciona

É importante deixar claro que a CNH Digital PA atua, basicamente, como uma opção alternativa à tradicional carteira de habilitação, oferecendo serviços eletrônicos que podem ser utilizados de qualquer lugar e a qualquer hora.

Assim, com a CNH Digital PA o condutor evita problemas e questões burocráticas, tendo sempre em mãos a documentação que precisa, mesmo em momentos onde não há conexão com a internet.

O melhor da CNH Digital PA é que o documento eletrônico possui o mesmo valor jurídico que sua versão impressa, podendo ser utilizado, sem preocupações, no lugar da habilitação original.


CNH Digital PA cadastro

O cadastro da CNH Digital PA é simples, assim como o seu uso no dia-a-dia. Dessa forma, o único requisito para a emissão do certificado eletrônico é que a carteira de habilitação do condutor esteja atualizada nos moldes mais recentes, ou seja, possua o QR code no verso.

Caso o usuário não tenha o novo modelo da CNH, é necessário emitir uma segunda via do documento para dar continuidade ao processo de solicitação da habilitação digital.

Assim, para obter a CNH Digital PA o usuário deve:

  1. Acessar o Portal de Serviços do Denatran;
  2. Cadastrar-se na plataforma;
  3. Validar os dados em uma agência do Detran (telefone e e-mail);
  4. Realizar a ativação da CNH Digital PA através do site do Denatran;
  5. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito”;
  6. Fazer login na plataforma com o CPF e o código de ativação;
  7. Criar uma senha e acessar o aplicativo.

CNH Digital PA aplicativo

O app de acesso à CNH Digital PA é o “Carteira Digital de Trânsito”, e ele está disponível nas principais lojas de aplicativos no mercado, seja para dispositivos iOS ou Android.

Dessa forma, o app desenvolvido pela Serpro – empresa de criação de softwares do Governo – pode ser encontrado com muita facilidade e sua instalação é feita em poucos minutos.

CNH Digital PA aplicativo


Baixar CNH Digital PA

Para baixar o app da CNH Digital PA é só buscar por “Carteira Digital de Trânsito” na barra de pesquisa da loja de aplicativos do seu dispositivo móvel. A instalação da CNH Digital PA é rápida e pode levar apenas alguns minutos.


Ativar CNH Digital PA

Como você pôde ver no passo a passo de cadastro da CNH Digital PA, a ativação do documento deve ser feita logo após a validação dos dados em uma unidade física do Detran. Para isso, basta acessar novamente o portal de serviços e no menu lateral ir até a opção “Ativação”.


Certificado CNH Digital PA

A certificação da CNH Digital PA é emitida diretamente pelo aplicativo do documento. Vale ressaltar que é através deste certificado que o usuário tem acesso às suas informações e dados da carteira de habilitação, que podem ser utilizados na hora que o condutor precisar, sem sequer precisar de internet.

Detran-PA

O Detran-PA é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.