Detran PA IPVA

Acompanhe as orientações sobre o Detran PA IPVA e saiba como fazer o pagamento do jeito certo

O IPVA é sigla para Imposto sobre propriedade de veículos automotores, que consiste em um imposto anual coletado pelo Estado.

Esse valor é taxado a partir do valor de mercado de cada carro e uma porcentagem dada pelo governo que se chama alíquota.

É importante mencionar que a Secretaria da Fazenda é a instituição responsável por cobrar os respectivos valores dos proprietários usando um sistema de datas para pagamento baseadas a partir do dígito final de cada placa veicular.

Por sua vez, podemos definir o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) como um órgão público que tem o dever de fiscalizar e propiciar a formação de condutores. Cada estado dispõe de sua própria jurisdição, logo existem algumas diferenças entre os procedimentos nas diferentes regiões do país.

A partir disso podemos discorrer sobre como funciona o Detran PA IPVA, e quais são as diferenças importantes da unidade Paraense.

Acompanhe este artigo!

Detran PA IPVA


Detran PA IPVA como funciona

O Detran no estado do Pará é administrado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), e no site você tem acesso aos documentos que mostram os cálculos da alíquota, as datas corretas para o pagamento à vista ou parcelado de cada final de placa.

Também no site é possível fazer consultas de débitos e até mesmo emitir o boleto para pagamento.

Os veículos isentos e imunes do pagamento do IPVA são: máquinas agrícolas, veículos com potência inferior a 55 cilindradas, veículos pertencentes ao transporte público e de uso rodoviário com mais de 15 anos de fabricação, veículos importados doados para órgãos de pesquisa, e veículos pertencentes a templos de qualquer culto, partidos políticos e suas fundações, órgão público de administração federal, estadual e municipal, autarquias, fundações mantidas pelo poder público, entre outras.


Detran PA IPVA consulta

Para consultar seus débitos no Detran PA IPVA basta informar os dados do fabricante, o exercício fiscal e o ano de fabricação do automóvel em um formulário online que se encontra dentro do site da SEFA.

Assim que você abrir o site aparecerão listados todos os carros com o ano de fabricação e o valor do imposto.

Nessa fase será preciso fazer uma busca pela placa do veículo, assim como a marca, o modelo e o ano de fabricação.


Detran PA IPVA consulta por placa

Caso você queira otimizar sua pesquisa e consultar seus débitos do Detran PA IPVA através do número da placa do seu carro, é possível.

Clicando nesse link e estando com o número do seu RENAVAM (Registro Nacional de Veículo), que funciona como um RG do seu carro, você descobrirá o valor da sua dívida.

Desse modo você conseguirá encontrar de forma mais simples e direta qual o valor que deverá ser pago para o Detran.


Detran PA IPVA como pagar

Para fazer o pagamento do Detran PA IPVA é necessário escolher primeiramente a forma de pagamento.

No site da SEFA você encontra uma tabela com o calendário de vencimento das cotas únicas ou parceladas.

Se preferir pagar à vista, é possível imprimir a guia de pagamento no site do Detran. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária do estado ou em casas lotéricas.


Detran PA IPVA boleto

Por outro lado, se quiser antecipar o pagamento do seu Detran PA IPVA basta acessar o link e informar os dados do seu veículo, que são: o RENAVAM, e a PLACA.

Ao emitir o boleto não se esqueça de conferir as datas disponíveis para o pagamento.


Detran PA IPVA parcelado

No entanto, se você deseja parcelar o valor do Detran PA IPVA deve seguir o mesmo procedimento para emissão de boleto.

Além disso, para efetuar o parcelamento você precisa entrar em contato direto com seu banco a fim de discutir as condições de parcelamento.

Logo, se você sabe com antecedência que precisará parcelar seu IPVA, procure o gerente da sua instituição financeira e decida qual a melhor opção para acabar com essa dívida sem prejudicar seu orçamento.


Detran PA IPVA atrasado

Tendo em vista o esquecimento ou o atraso de alguma das parcelas do Detran PA IPVA, o condutor estará propenso a penalidades como juros e multas.

O preço pode se estender em até 20% a mais do valor total. Porém, o valor da alíquota muda conforme cada gestão de governo, e precisa de aprovação na assembleia legislativa. Portanto, lembre-se de consultar o valor da sua dívida no site da SEFA.


Detran PA IPVA de moto

Detran PA IPVA de moto

Se você possui uma moto ainda sim precisa pagar o IPVA. É claro o valor é diferente do carro, mas requer os mesmos métodos de pesquisa e de pagamento já citados acima. Então não se preocupe caso tenha adquirido uma moto recentemente.

Em suma, é necessário procurar com antecedência quais são os valores disponibilizados para a alíquota, junto com a tabela de datas para o pagamento das parcelas, sejam elas em cota única ou parcelada. Fique atento sobre o Detran PA IPVA e evite transtornos.

Detran-PA

O Detran-PA é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.